quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

ASSINE: PETIÇÃO CONTRA A DENÚNCIA AOS ESTUDANTES DA USP

Em claro gesto de criminalização do movimento estudantil, Ministério Público de SP vê “formação de quadrilha” na ocupação da reitoria em 2011

Na última terça-feira (5/02), o Ministério Público Estadual denunciou 72 estudantes que participaram da ocupação do prédio da reitoria da Universidade de São Paulo (USP) em novembro de 2011. As denúncias incluem cinco crimes: formação de quadrilha, posse de explosivos, dano ao patrimônio público, desobediência e crime ambiental por pichação.

Em outubro do mesmo ano, cerca de 400 estudantes mantiveram ocupado o prédio da administração da Faculdade de Filosofia, História e Geografia (FFLCH). Na ocasião, os alunos entraram em confronto com policiais militares devido a prisão de três jovens. A desocupação do prédio da administração ocorreu cerca de dez dias depois, de forma bastante violenta: mais de 30 homens da cavalaria e mais de 400 na Tropa de Choque retiraram e detiveram os estudantes que ainda protestavam no local.

O episódio configurou um atentado contra a democracia e clara perseguição ao movimento estudantil dentro da maior universidade brasileira. As ações posteriores à ocupação, tomadas pelo reitor João Grandino Rodas, como a desocupação de um espaço dentro do Centro de Vivência da USP, a tentativa de demolição do barracão do Núcleo de Consciência Negra (NCN) e a expulsão ideológica de seis alunos participantes da ocupação legítima de uma sala do Conjunto Residencial da USP (Crusp) refletem o abuso de autoridade existente e a falta de diálogo na instituição.

Desta forma, a UNE, o DCE-Livre da USP e abaixo-assinados exigem a retirada imediata da denúncia apresentada pelo Ministério Público, com a certeza de que a luta pela democracia nas instituições de ensino não é ato passível de punição.

Você também pode contribuir e deixar a sua assinatura aqui.

Da Redação-UNE

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial